Factoring é um processo de fomento mercantil, no qual a empresa fomentada vende seus créditos, gerados por suas vendas a prazo, para uma empresa de factoring. Com essa operação, a empresa fomentada recebe imediatamente o valor desses créditos futuros, possibilitando poder de negociação com seus fornecedores e evitando a descapitalização.
A maioria das empresas buscam pelo serviço de factoring pois possuem recebíveis a curto prazo, porém não possuem caixa para comprar matéria prima para realizar mais vendas. Antecipando os recebíveis de curto prazo, a empresa gera caixa e dessa forma consegue alavancar o negócio e aumentar expressivamente sua produção e vendas.
Existem três partes em uma operação de factoring:
-A empresa cedente, que faz as vendas à prazo e necessita de capital de giro
-A factoring, que irá realizar a compra dos recebíveis da empresa cedente
-O sacado, que é quem realizou a compra com a empresa cedente, e que efetivamente pagará o título à factoring
O objetivo principal de uma empresa de factoring é o fomento mercantil, ou seja, fomentar e assessorar pequenas e médias empresas em seus negócios.
O processo de Factoring inicia-se com a assinatura de um Contrato de Fomento Mercantil (contrato – mãe) entre a empresa e a Factoring onde são estabelecidos os critérios da negociação e o fator de compra.
São 4 as etapas básicas do processo:
- A empresa vende seu bem, crédito ou serviço à prazo, gerando um crédito (exemplo: Duplicata Mercantil), no valor correspondente;
- A empresa negocia este crédito com a Factoring;
- De posse desse crédito, a Factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrança (carteira ou banco);
- Findo o prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagará o valor deste crédito à Factoring, encerrando a operação.